quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Reflexão sobre o jogo "Provérbios - Letra a letra"

No âmbito da unidade curricular LPTIC foi efetuada uma pesquisa com o objetivo de analisar e escolher um jogo educativo disponível online. O jogo escolhido pelo grupo tem o nome de "Provérbios - Letra a Letra".
Destina-se a crianças do 1.º Ciclo (3.º e 4.º ano de escolaridade), e tem como objetivo dar a conhecer alguns dos provérbios da Língua Portuguesa.


Apresentamos em seguida uma reflexão sobre o jogo escolhido pelo grupo:


Reflexão sobre o jogo

4 comentários:

  1. O jogo que escolheram na nossa opinião é bastante interessante, pois, tal como referem transmite conhecimentos no âmbito da língua portuguesa trabalhando letras, palavras e frases. Outro aspeto bastante interessante no jogo é a descoberta de provérbios tradicionais portugueses. O facto do jogo transmitir um feedback também consideramos positivo, pois, este mantém a criança mais desperta, concentrada e realizada.
    Concluindo, concordamos com a escolha do vosso jogo e achamo-la muito pertinente.
    Inês Oliveira e Inês Trigo

    ResponderEliminar
  2. Consideramos que o jogo por vós escolhido tem um bom objetivo educativo.

    Contudo, e após lermos a vossa reflexão concordamos quando dizem que, a nível gráfico o jogo não é muito chamativo para as crianças. Embora seja um bom suporte para o ensino e/ou conhecimento de provérbios da Língua Portuguesa.

    Posto isto, consideramos que a vossa reflexão é uma boa síntese e realça os aspetos fulcrais (positivos e negativos) do jogo que escolheram.


    As Colegas,
    Ana Cristina Simões e Patrícia Tavares

    ResponderEliminar
  3. O jogo "Provérbios - Letra a Letra", e tal como todos os outros softwares disponibilizados na internet têm os seus aspetos positivos e negativos, que devem ser analisados antes de o executarmos numa sala de aula.
    Este é sem dúvida um jogo que estimula a aquisição de provérbios por parte da criança. O que é bastante positivo visto que nos dias que correm as crianças vão sabendo e identificando apenas os provérbios mais comuns. Deixando, aos poucos, morrerem os provérbios mais antigos, que fazem parte do património literário oral.
    Por outro lado, e como tudo tem o seu lado menos bom. Constatamos que o jogo, para além do facto de ser pouco interativo, como já foi exposto por vós, não apresenta um objetivo final, ou seja, são dados “problemas” ao jogador e este vai respondendo até não querer jogar mais, perdendo o interessa mais rapidamente. Um outro fator a ter em consideração, na nossa opinião, é o facto de este jogo apresentar uma reduzida margem de hipóteses que o aluno tem para falhar (seis vezes). Como já foi dito, muitos dos provérbios existentes no jogo podem ser desconhecidos para a criança, o que faz com que seja mais difícil acertarem, tentando letras à sorte, acabando por perder o jogo rapidamente. De modo a contrariar esse facto, pensamos que o jogo em questão poderia ter alguma pista sobre o proverbio, como por exemplo a que temática pertence.
    Em suma, o jogo "Provérbios - Letra a Letra" é bastante útil, para o professor, para trabalhar os provérbios, desde que este auxilie os seus alunos e realize a aula de modo a colmatar os pequenos defeitos do jogo. Em relação à reflexão, esta foi bastante objetiva e bem elaborada. Porém poderiam ter refletido mais sobre os aspetos negativos do jogo a trabalhar.

    O grupo: Diana Martins e Sara Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caras alunas,
      fizeram um bom trabalho.
      Cumprimentos
      Rosário

      Eliminar